Assistência ao Consumidor - 0800 723 4762
Atendimento de segunda a sexta-feira
Das 08:00 às 18:00 (exceto feriados)

A HISTÓRIA DOS INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO

Artigos | 22/11/16

Medição é o termo usado para definir o processo de determinar experimentalmente um valor para uma característica que possa ser atribuída a um objeto ou evento, permitindo assim que sejam realizadas comparações. Desta forma, a medição é um processo fundamental para o desenvolvimento humano nas ciências naturais, tecnologia, economia, engenharia, ciências sociais, entre outras.

Assim, para que a medição seja realizada, são necessários dispositivos que possam garantir um valor e uma unidade para determinada grandeza a ser medida. Desta forma, o dispositivo destinado a reproduzir ou fornecer, de maneira permanente durante seu uso, um ou mais valores conhecidos de uma grandeza é chamado de instrumento de medição.

Os instrumentos de medição são vários, podendo ser, por exemplo, uma régua para medir distâncias, um dinamômetro para medição de forças, um teodolito para medição de área, entre outros.

HISTÓRIA DOS INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO

Das ferramentas inventadas pelo homem, a unidade de medição foi uma das primeiras. As sociedades primitivas já realizavam medições rudimentares para diversas tarefas, como: construções de habitações de tamanho e forma apropriados, moldagem de roupas, troca de alimentos ou matérias-primas, entre outros.

Inicialmente, as medidas eram inspiradas no corpo humano. Por exemplo, a unidade mais usada na antiguidade, principalmente pelos egípcios, era o Côvado, distância entre o cotovelo e a ponta do dedo médio. O padrão real desta medida correspondia a 7 palmos ou 28 dedos, equivalente hoje a 52,3 centímetros.

Assim, da necessidade do ser humano de gerar uma medição precisa, principalmente para o comércio, um dos primeiros instrumentos de medição de que se tem notícia é a balança, inventada pelos egípcios, 5 mil anos antes de Cristo. Esta invenção foi de suma importância, pois a economia nesta época era baseada na agricultura e os impostos cobrados, baseados no peso.

Com a evolução dos seres humanos, novas medidas foram se tornando necessárias e novos instrumentos de medida foram sendo criados.

OS INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO E A METROLOGIA

Com o advento de novas tecnologias, instrumentos de medição cada vez mais precisos se tornaram essenciais para a evolução tecnológica da humanidade. Desta forma, pode-se afirmar que medidas precisas geram resultados tão importantes para a evolução humana que existe uma ciência especializada apenas nos critérios de medição, chamada de Metrologia. Esta ciência visa estudar e obter os melhores métodos para medições cada vez mais precisas de diversas grandezas, estabelecendo unidades e critérios aceitos universalmente.

Assim, através desta ciência e da evolução dos instrumentos de medição, é possível realizar medidas com a precisão adequada. Por exemplo, existem instrumentos delicados e precisos, para medição de dimensões bem pequenas, como o paquímetro e o micrômetro. Estes instrumentos são adequados para medição de esferas de rolamento, profundidade de sulcos em aparelhos de alta precisão, espessuras de folhas e diâmetros de tubos de alta precisão, por exemplo.

Apesar desta altíssima precisão, estes instrumentos não são adequados para a medição do comprimento e da largura de uma folha de papel. Neste caso, o mais adequado seria a utilização de uma régua.

Desta forma, podemos dizer que os instrumentos de medida e a medição sempre foram uma necessidade para os resultados adequados das atividades realizadas pelos seres humanos, para seu desenvolvimento e para sua vida cotidiana.
Voltar
Logo da Vonder

Assistência ao Consumidor - 0800 723 4762

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 18:00 (exceto feriados)

Logo da OVD