Assistência ao Consumidor - 0800 723 4762
Atendimento de segunda a sexta-feira
Das 08:00 às 18:00 (exceto feriados)

ASPECTOS E CUIDADOS COM A AUDIÇÃO

Artigos | 22/11/16

O som é uma forma de energia que pode ser caracterizada como “toda e qualquer vibração ou onda mecânica em meio elástico (ar, água, etc.) dentro de uma faixa de frequência audível”. Quando a intensidade ou frequência destas vibrações não é conveniente ao sistema auditivo dos seres humanos, são chamadas de “ruído”.

Desde o início das atividades industriais, devido ao maquinário presente, o ruído tem sido uma ameaça à plena saúde dos trabalhadores. Apesar de ser um processo lento, a exposição contínua e excessiva pode, em longo prazo, ocasionar a perda permanente da audição.

O ser humano possui uma faixa audível de intensidade sonora que varia entre 0dB e 120dB e frequências de 20Hz a 20.000Hz. Porém, os maiores valores de intensidades sonoras, a partir de 85dB, são considerados como nocivos à saúde humana pela Norma Regulamentadora 15 (NR15), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Assim, para se evitar a perda irreversível da audição, reduzindo os ruídos que chegam ao ouvido humano a níveis seguros, são utilizados os Abafadores de Ruído.

Os Abafadores de Ruído, ou protetores auriculares, são equipamentos de proteção individual (EPIs) que têm por função proteger os ouvidos contra os efeitos nocivos dos ruídos. Este protetor é normalmente utilizado por trabalhadores da indústria que exercem suas funções próximos a máquinas ruidosas por longos períodos de tempo. Assim, o abafador de ruído é a solução mais simples e eficiente para atenuar, ou até eliminar, os efeitos dos altos níveis de ruído.

TIPOS DE ABAFADORES DE RUÍDO

Os dois tipos de protetores mais comuns são: Tipo Plug (de inserção) e Tipo Concha (externo).

O protetor auricular do tipo Plug pode ter duas formas diferentes, podendo ser de espuma moldável, que se expande adequando-se ao formato do ouvido do indivíduo, ou de silicone pré-moldado. Enquanto o plug de silicone é um dos mais usados no ambiente industrial, o plug de espuma é usado com baixa frequência, por ser descartável.

O abafador do tipo Concha é o modelo mais usado e mais comum no mercado. Este modelo pode ser manuseado por qualquer pessoa, sendo de fácil transporte e uso (exterior ao ouvido). Este modelo é composto por duas conchas que contém espuma na parte interna da cavidade, interligadas por um arco.

CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DOS ABAFADORES DE RUÍDO

Os protetores auriculares são classificados conforme sua “Taxa de Redução de Ruído”, de modo que seja possível a escolha do abafador mais adequado ao nível de pressão sonora a qual o indivíduo ficará exposto.

Normalmente, estas taxas de redução variam de 9 a 16 db.

Assim, para a escolha do Abafador adequado são necessários alguns cuidados quanto aos seguintes pontos:

• Usuário: É necessário que se leve em consideração fatores como geometria dos ouvidos e experiência do usuário com o uso deste tipo de equipamento;

• 
Tipo do protetor: Escolher o protetor conforme necessidade e adaptabilidade do usuário;

• Ambiente: Níveis de ruído em função da frequência;

• Taxa de Redução de Ruído: Taxa necessária para que o ruído do ambiente não seja nocivo à saúde do indivíduo.


Desta forma, a escolha do equipamento de proteção adequado é necessária para garantir a saúde e o bem estar dos trabalhadores.
Voltar
Logo da Vonder

Assistência ao Consumidor - 0800 723 4762

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 18:00 (exceto feriados)

Logo da OVD