Assistência ao Consumidor - ASCON | 0800 723 4762
Atendimento de segunda a sexta-feira
Das 08:00 às 18:00 (exceto feriados)

CUIDADOS COM VEÍCULOS ANTES DE VIAJAR

Artigos | 09/02/18

Antes de pegar a estrada, alguns cuidados com o veículo são fundamentais

Épocas de feriado prolongado e férias são ideais para visitar parentes e amigos que moram longe, ou mesmo para as tradicionais viagens em família. Mas antes de pegar a estrada, é muito importante conferir com cuidado as condições gerais do veículo, reduzindo o risco de panes e paradas forçadas ao longo do trajeto. Vale lembrar que mesmo quando o veículo está com a manutenção em dia, é importante checar alguns itens básicos. Confira algumas dicas que separamos e boa viagem!

Pneus e estepe: avalie as condições gerais dos pneus e estepe e mantenha a frequência de rodízio junto com seu mecânico de confiança, para que o desgaste seja equivalente entre os pneus dianteiros e traseiros. Também é importante, com o carro carregado e abastecido, verificar a calibragem dos pneus. Para verificar a pressão interna, pode-se utilizar um Medidor Digital de Pressão, antes de levar ao posto para a correta calibragem.



O medidor pode ser utilizado, inclusive, em outras épocas do ano, já que a calibragem errada dos pneus provoca desgaste e maior consumo de combustível ? dados de fabricantes de pneus indicam que a calibragem errada reduz a vida útil do produto em até 45% e aumenta o consumo de combustível do veículo em até 4%.

Rodas e direção: na oficina, peça uma atenção especial ao alinhamento de direção e balanceamento das rodas. Também avalie eventuais amassados nas rodas de ferro ou quebras e trincas em rodas de liga.

Itens de segurança: Macaco, chave de roda e triângulo de sinalização são itens obrigatórios no veículo. Confira não apenas se estão no carro, como também o estado geral de funcionamento. Lembre-se, a falta dessas ferramentas é considerada infração gravíssima e sujeita o motorista a perda de sete pontos na carteira de habilitação.

Além dos itens obrigatórios, se você quiser pode manter uma pequena caixa de ferramentas funcional em seu veículo, para auxiliar em situações de emergência ? mesmo que você não saiba usá-las, na hora de um eventual socorro elas podem ser bastante úteis. Por isso, indicamos que tenha em mãos alguns jogos funcionais, com medidas variadas de Chaves de fenda/phillips, Chaves Combinadas, Chaves allen e Chaves hexalobular, além de um Alicate Universal. Também é importante ter em mãos uma lanterna, para eventuais emergências à noite ou situações com pouca iluminação, e luva de poliéster, para proteção das mãos no manuseio das peças e ferramentas.



Outro equipamento bastante funcional para viagens e até mesmo para ter em casa em casos de emergências, é o Auxiliar de partida que auxilia na partida de veículos em situações com baixo nível de carga da bateria ou totalmente descarregada ? ideal para quem tem veículo de uso esporádico ou mesmo em situações em que o rádio ou farol do carro ficam ligados por muito tempo com o veículo desligado, em que é comum descarregar a bateria.



Sistema elétrico e de limpeza dos vidros: confira se as lanternas, faróis e piscas estão funcionando corretamente e lembre-se de substituir imediatamente eventuais lâmpadas queimadas. Também é importante checar o funcionamento dos limpadores e desembaçadores, incluindo o nível do reservatório de limpeza e o estado das palhetas.

A limpeza de vidros e espelhos também é um ponto importante de segurança antes de pegar a estrada. Para essa tarefa, indicamos o uso do Limpador Multiuso para Vidros VONDER, que permite a limpeza a seco, com polimento, brilho e proteção, facilitando o escorrimento da água no caso de pegar chuva na estrada.

E para uma proteção a mais na limpeza da lataria do carro, inclusive para quem vai à praia, outra dica é o Limpador Multiuso para Autos VONDER, que também possibilita a limpeza a seco, com polimento, brilho e proteção, com uma exclusiva fórmula contra maresia, protegendo a lataria do carro, ideal para quem viaja ou mora em regiões litorâneas.


Na volta para casa: Depois de curtir as férias e voltar para casa, o melhor a fazer é levar o veículo para outra verificação geral. Afinal, os filtros de ar, óleo, combustível e ar-condicionado podem ter acumulado impurezas.

Aproveite essas dicas e bom passeio!
Voltar
Logo da Vonder

Assistência ao Consumidor | 0800 723 4762


Atendimento de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 18:00 (exceto feriados)

Logo da OVD