Assistência ao Consumidor - 0800 723 4762
Atendimento de segunda a sexta-feira
Das 08:00 às 18:00 (exceto feriados)

LAVADORAS DE ALTA PRESSÃO

Artigos | 18/11/16


Lavadoras de Alta Pressão - Como funcionam?


As lavadoras de alta pressão, também conhecidas como hidrolimpadoras ou hidrolavadoras, são máquinas que realizam o bombeamento de água sob pressão visando a limpeza de superfícies com um jato d’água. Estes equipamentos podem ser considerados como soluções extremamente práticas para limpeza residencial (em casas, sítios, condomínios, entre outros), comercial (lojas, shoppings, escritórios) e industrial.

FUNCIONAMENTO DAS LAVADORAS DE ALTA PRESSÃO

Apesar de existirem diversos tipos de lavadoras de alta pressão, o funcionamento de todas elas é muito semelhante.

Elas trabalham através do acionamento de um motor (elétrico ou a combustão interna) que, por sua vez, faz com que um compressor entre em ação realizando a pressurização da água, intensificando, assim, a pressão do jato de água. Esta água, aplicada em alta pressão, facilita a remoção de sujeira de diversas superfícies.

Devido à alta pressão da água, a atividade pode ser realizada mais rapidamente e com economia de água.

ESCOLHA DAS LAVADORAS DE ALTA PRESSÃO ADEQUADAS

As lavadoras devem ser escolhidas conforme a necessidade individual de cada serviço. Assim, para definir qual lavadora será mais adequada, considera-se sua pressão, vazão e potência. Deve-se, porém, realizar inicialmente uma análise prévia do tipo de sujeira, tamanho da área a ser limpa e frequência de utilização estimada do equipamento.

A pressão está diretamente relacionada com a força da água que sai da máquina. Assim, quanto mais aderentes e difíceis de serem retiradas as partículas de sujeira, maior será a pressão necessária para realização da atividade. Já a vazão, diz respeito a quantidade de água utilizada por intervalo de tempo. Uma máquina de alta vazão, mas ainda assim menor que a vazão da mangueira comum, consegue realizar a limpeza de sujeiras leves em grandes áreas, com mais facilidade. E, quanto maior for a pressão e vazão necessária, maior será a potência necessária no motor da lavadora.

Desta forma, para escolher uma lavadora é necessário definir o tipo de uso. Se for para uso doméstico ou necessidade leve, o objetivo será uma boa limpeza em menor tempo, de modo que prioriza-se uma boa combinação entre pressão e vazão. No caso do uso profissional, é necessário um equipamento que trabalhe com altas pressões e vazões, necessitando também de alta potência para conseguir retirar a sujeira pesada que se forma nos ambientes comerciais e industriais.

ECONOMIA DE ÁGUA UTILIZANDO AS LAVADORAS DE ALTA PRESSÃO

A utilização de lavadoras de alta pressão para limpeza de grandes áreas pode resultar em uma grande economia de água. Estudos comprovam que uma lavadora de alta pressão pode economizar até 80% de água quando comparada com a vazão de uma mangueira convencional, o equivalente a uma redução de aproximadamente 140 litros por hora de uso. A vazão depende do aparelho escolhido, mas o valor médio para este equipamento é de, aproximadamente, 5 litros por minuto.

Voltar
Logo da Vonder

Assistência ao Consumidor - 0800 723 4762

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 18:00 (exceto feriados)

Logo da OVD